Um Guia de Como Começar Por Quem Também Está Começando

Meu primeiro post no instagram foi feito por volta da primeiras semanas de Julho de 2018. Demorei muito pra "criar coragem” de postar minhas artes, acho que pelo fato de eu ter começado a levar o meu desenho á serio fazia pouco tempo, e estava naquele estagio mais vulnerável onde a insegurança cega a sua visão do seu potencial. Demorei ainda mais pra contar para meus amigos! Lembro que ficava nervosíssima quando alguém que me conhecia começava a me seguir kkkkk Foi por muita insistência da parte do meu Maridão e de uma recente amiga minha que eu coloquei toda essa insegurança e incerteza de lado e abri um perfil. Comecei com um nome falso, ( sim, eu realmente não queria que ninguém soubesse que era eu) depois fui relaxando aos poucos, fui ganhando segurança…

Assim que abri o perfil e comecei a postar minhas pinturas e ilustrações, eu virei muito competitiva, essa segurança me posiciono de uma maneira em que eu me pressionava para fazer mais e melhor a cada post que eu dividia com o mundo! Fiquei umas duas semanas assim, até que chegou uma hora que eu me toquei que qualquer coisa que eu ganhasse por causa da minha arte ou pela plataforma seria uma consequência do conteúdo que eu estava dividindo, não o foco principal! Vou ganhar likes e seguidores por que tem pessoas no mundo que gostam do que eu faço e de como eu faço, não pelo numero de posts que eu coloco por dia e quantas hashtags eu uso em cada post…. Certo?

E eu acho que essa competitividade toda veio por que o instagram me motivou muito a desenhar mais, inevitavelmente ele é uma plataforma que da beijinhos no seu ego. Então cada vez que eu postava alguma coisa, e ganha 5 likes que seja, eu ficava determinada a postar algo novo, rápido, e ganhar o dobro de likes! Resumindo, eu sinceramente acho que eu sentia muito mais pressão assim que eu comecei, do que hoje em dia

Além disso tudo, algo que me ajudou muito a começar foi manter um Sketchbook, o meu caderno de desenho. Eu coloquei na minha cabeça que não importa aonde eu estava ou como eu estava, todos os dias eu iria desenhar 1 pagina do caderno. Tenho que admitir que talvez pelo fato de eu estar super animada com o desafio em si ( e ainda super competitiva kkkk ) eu não achei que foi um desafio taão grande assim.... Eu sempre acabava fazendo 3, 4 paginas por vez! Com isso eu ia alimentando o meu instagram e naturalmente recebendo uma resposta, um feedback que segue até hoje!

( e de boa não tem nada que eu ame mais do que feedback kkkkk )

Mas enfim, eu imagino que vocês não estão aqui só pra ler eu falando de mim e além de tudo não ter uma Ilustração para animar essa quantidade de caracteres… Então segue aqui o meu guia para um bom começo caso você queira começar a desenhar ou começar qualquer coisa na verdade, acho que da pra aplicar esses itens em múltiplas situações diferentes:

b.g.o.h.t.b.b.b.gif
IMG_1086.JPG

item 1. satisfação imediata

Busque começar em um lugar onde voce sabe que vai ter algum tipo de resposta/recompesa rápida. O instagram é bem bom pra isso. E como eu falei não tem nada que me motivou mais do que ter um like nas minhas ilustracões. Isso também se aplica a qualquer tipo de “tarefa” que você termine mais rápido ( tanto que o meu primeiro sketchbook era bem pequenino)

Item 2. FOTOS

Tire fotos do seu progresso! tire muitas fotos! Quando mais fotos melhor! Elas vão servir como um token do seu progresso, tire foto da sua mesa de trabalho, do seu papel, da sua vista, de você desenhando, do desenho no começo no meio e no fim…! TIRE MUITAS FOTOS!

IMG_1093.JPG

ITEM 3. PERCA A VERGONHA

Perder a vergonha é essencial. É isso mesmo, agora você desenha! E você tem todo o direito de jogar isso na cara de quem voce quiser kkkkk Esse é o item que eu tenho mais dificuldade, pra ser bem sincera, demora pra se ganhar segurança nesse departamento eu acho…

IMG_1113.JPG

ITEM 4. movimentos repetitivos

Movimentos repetitivos vão longe. Desenhe a mesma coisa varias vezes, eu por um exemplo tenho uma coleção de pinturas de plantas um pouco obseda ( não eu nao me orgulho delas esteticamente falando, mas esse não é o ponto que eu to querendo dizer…

item 5. o processo é diferente do resultado.

O processo e o resultado final são duas coisas bem diferentes e devem ser tratadas diferentes. é importante chegar ate o final! Confiem em mim quando eu digo que eu sou a maior fa de largar as coisas no meio, mas uma hora eu tinha que assumir a responsabilidade de chegar ate o final. o que eu to querendo dizer é, nao desista kkkkk faça varias desenhos iguais, mas não desiste.

IMG_1122.JPG

ITEM 6. TREINO

Não deixe de aprender coisas novas nunca! Aperfeicoe o que você ja sabe, estude um método novo! isso além de fazer com que as coisas não caiam em uma rotina monótona, voce vira um artista melhor.